Semana da Saúde - de 01 a 07 de abril



Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social.

Uma pessoa saudável é aquela que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

A saúde é uma das maiores riquezas do ser humano, é sinônimo de vida. Por isso, é importante que você procure ter hábitos que ajudem a manter uma boa saúde, garantindo uma vida mais ativa e alegre.

Aqui estão alguns deles:

Alimentação adequada

Os alimentos que consumimos diariamente, são os nutrientes para nosso corpo.

Na sua alimentação também não pode faltar água. Ela é fundamental para o equilíbrio do corpo, pois é indispensável ao metabolismo do movimento muscular.


Higiene

Cuidando de sua higiene pessoal, você estará cuidando também de sua saúde. São hábitos de higiene:

    • Lavar as mãos antes das refeições, depois de ir ao sanitário e ao voltar da rua.
    • Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e ao deitar.
    • Manter a casa sempre limpa e varrida
    • Lavar diariamente os vasos sanitários
    • Colocar o lixo em sacos plásticos, sempre fechados e em locais adequados.
    • Ir ao dentista e ao médico pelo menos uma vez ao ano
    • Tomar apenas água filtrada ou fervida

Sono tranqüilo e regular

O sono é parte essencial da vida, pois é um período de restauração física que nos protege do desgaste natural das atividades que desempenhamos quando estamos acordados. Não existe um número de horas ideal para se dormir por dia. A quantidade de sono necessária para se sentir alerta durante o dia varia de pessoa para pessoa.

Prática regular de exercícios

Praticar esportes é um hábito saudável, que contribui para que o indivíduo adquira uma boa condição física, estando melhor preparado para atividades que requerem um esforço maior. Mas aí vai um toque: os especialistas recomendam que os esportes sejam praticados regularmente, em três ou mais dias na semana, durante pelo menos 30 minutos seguidos.

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A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida. Proporcionar um ambiente favorável a vivência de saberes e sabores favorece a construção de hábitos saudáveis.

Dividimos o tema em dias, e a cada dia estudamos um hábito saudável:

- A importância de beber água

- A importância da alimentação saudável

- A importância da higiene (bucal e corporal)

- A importância do sono (repouso)

- A importância do exercício físico

1.Construir charadas sobre os alimentos. Por exemplo:

É costume comê-la em rodelas, amassada ou inteira e tem casca amarela (banana)

É redonda, grande, verde por fora e vermelha por dentro (melancia)

2.Colocar em uma caixa algumas frutas, legumes, verduras e temperos. Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar então que escolha algo da caixa e, através do olfato e do tato, descobrir o que tem nas mãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com as crianças. Depois realizar uma lista dos alimentos da caixa.

3.Distribuir argila ou massinha para as crianças modelarem alguns dos alimentos apresentados.

4.Realizar uma oficina de culinária para elaboração de uma salada de frutas. Colocar sobre uma tábua as frutas, previamente higienizadas, para que as crianças cortem em pedaços pequenos utilizando utensílios plásticos. Arru­mar as frutas picadas numa tigela e espremer o suco da laranja ou de outra fruta e servir. (Pode-se montar também um espetinho de frutas).

Atividade semelhante pode ser feita com salada crua de legumes e verduras.

5.Construir um jogo da memória a partir de imagens de alimentos em revistas e encartes de supermercados. Dar preferência às frutas, legumes e verduras.

6.Contar histórias referentes ao tema, depois produzir com as crianças um texto coletivo.

7.Fazer uma pesquisa em casa sobre os hábitos saudáveis e montar um painel coletivo.

8.Utilizar a música: “O que é que tem na sopa do neném” - Paulo Tati, para res­gatar a alimentação de quando as crianças eram bebês. Destacar na discussão a sopa de legumes.

9.Fazer o teatro da Bruxa da Má alimentação e a Fada da Boa alimentação, depois servir às crianças uma sopa de legumes com macarrão de letrinhas.

10.Realizar uma atividade de relaxamento para trabalhar a importância do repouso e do sono (as crianças trarão um pijama e um travesseiro para realizar a atividade).

11.Realizar uma gincana coletiva para trabalhar a importância dos exercícios físicos.

12.Realizar uma apresentação de teatro de fantoches sobre a higiene bucal + a apresentação de um DVD com os desenhos Festa dos Dentinhos (Vale das Letras).

13.Realizar o dia do Banho na Escola para trabalhar a higiene corporal.

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