Leitura compartilhada

A "leitura compartilhada" é fundamental pois oferece aos alunos modelos de textos bem escritos, amplia o vocabulário e dá bases sólidas para que ele escreva seus próprios textos com maior autonomia, com coesão, coerência, criatividade e sequência.
Todos os dias, ao entrar na sala de aula, a primeira atividade é a leitura compartilhada. Leia diferentes gêneros e sempre exponha aos seus alunos o portador deles.
Quando os alunos se sentem mais à vontade eles mesmos trazem os textos e os lêem para a turma. Também é importante haver na sala um cantinho de leitura. Não precisa ser um local muito elaborado, o principal é expor o acervo escolar (pode ser livros da escola, do professor ou mesmo dos alunos).
Assim, a criança pode manusear livremente os livros, escolher o que lhe chama a atenção...
Dependendo de sua criatividade e, principalmente, boa vontade, você conseguirá excelentes resultados. Se quiser alunos leitores, precisa dar o exemplo. É bom que o professor mostre aos alunos que tem prazer em ler, deixe que os alunos vejam os livros, jornais e revistas que ele costuma ler.
Procure incentivar a leitura. Pegue um livro, mostre a capa e faça com que as crianças imaginem o texto observando as "dicas" da capa. Leia com diferente entonação de voz, faça suspense, peça que tentem descobrir o que vai acontecer. Crie e recrie formas de ler, inove, transforme, analise os resultados, observe as preferências de cada um ou do grupo, deixe que indiquem leituras aos demais, leve-os a discutir sobre a história, a criatividade do autor e do ilustrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário