Trabalhando com Literatura Infantil

Buscando incentivar o gosto pela leitura, o professor poderá usar várias estratégias para motivar a criança nas atividades de leitura.
É de grande valia criar na sala de aula o "Cantinho da Leitura", "Mercadinho do Livro", onde a criança poderá manusear os livros de histórias, à vontade, escolhendo o livro que irá ler.
Para crianças não-alfabéticas, o professor é o elo ao mundo da fantasia, pois, através de narrações de histórias, irá despertar na criança a vontade de ler.
Sugerimos uma hora de leitura recreativa, onde os alunos lêem os livros, recriam, modificam as cenas, acrescentam novas situações, criando novos rumos para a história.
Deixar também a critério das crianças que escolham um lugar diferente para fazer a leitura: no pátio, debaixo de uma árvore, num cantinho da sala ou em casa.

Sugestões:
- Depois da leitura da história, o professor promove um bate-papo com as crianças sobre o livro que leram. Promove também desenhos, caça-palavras, jogos e brincadeiras sobre o mesmo.
- O professor conta a história. Os alunos recontam a história e elaboram livros ilustrados por eles e escritos pelo professor, (para crianças não alfabéticas). Depois escritos e ilustrados por eles próprios.
-Criar o "Mercadinho do livro", onde ficarão em exposição os livros criados pelos alunos.
- Brincar de banca de revistas e jornais.
- Criar na sala de aula um espaço agradável de leitura onde as crianças tenham acesso a qualquer momento.
- Outra atividade interessante é pedir para as crianças, após lerem o livro, criarem novas ilustrações, novos diálogos, nova capa, utilizando material disponível como: sucatas, papel, tecido, recortes, dobraduras.Depois, os trabalhos ficarão expostos no "Caderno de Leitura".

Hora de Leitura Expontânea:
- Criar na sala de aula a "Hora da Leitura Espontânea". As crianças que tiverem terminado alguma atividade individual poderão se utilizar dos livros enquanto os outros terminam a tarefa.

Hora da Leitura:
- As crianças em grupos de 2 ou 3 poderão ler o mesmo livro e, depois, cada grupo apresenta aos colegas deforma criativa trechos do livro com dramatizações, ilustrações, etc.

Trabalho unificado sobre um mesmo livro:
- Toda a turma terá um mesmo livro, participando depois de um trabalho criativo orientado pelo professor:

a- Leitura do livro e debate com a participação de todos.
b- Dividir a sala em grupos onde os alunos serão motivados a criar através de:
- Confecção de máscaras para a dramatização da história
- Dramatização da história ou adaptações de algumas cenas utilizando fantoches.
- Desenhos, recortes, dobraduras, murais sobre a história.
- Colagens com sucatas: sementes, papéis, retalhos de tecido e outros materiais coletados pelos alunos, para ilustrar um painel sobre a história.
- Murais coletivos com colagens, desenhos utilizando papéis de revistas e jornais, papel pardo, fantasia e outros, reproduzindo cenas da história ou indo além dela.
- Criação de cenários sugeridos pela história utilizando sucatas: papelão, caixas de papelão, pedaços de madeira e outros.
- Confecção de cartazes com reproduções de ilustrações da história com poemas e músicas criadas pelas próprias crianças relacionados com o tema do livro.
- Reproduzir, em painéis de papel pardo, jornal ou de computador, trechos mais interessantes dos livros com ilustrações ou não para serem expostos na parede ou no varal da sala de aula.
- Criação de fantoches baseados nos personagens do livro. Sugerimos fantoches feitos com sucatas: caixas de papelão, vidro de yogurte, danone, palito de picolé, vidros de plásticos, sacos de papel, meias.

5 comentários:

  1. BOA NOITE LICIANE, AMEI SEU BLOG.
    PARABÉNS! FICO MUITO FELIZ QUANDO ENCONTRO ALGUEM QUE DE FATO É COMPROMETIDA COM A EDUCAÇÃO DOS PEQUENOS.AMEI OS DESENHOS QUE ILUSTRAM SEU BLOG ONDE POSSO ENCONTRAR?ABRAÇOS CARINHOSOS
    SHIRLENE LEONCIO, CONTAGEM, MG.

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo seu blog,amei!

    ResponderExcluir
  3. que dicas legais...

    ResponderExcluir
  4. TUDO MUITO LINDO E MARAVILHOSO, CONTINUE ASSIM, ENCANTANDO CRIANÇAS E ADULTOS. AMO TUDO ISSO!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu blog, me ajudou bastante, obrigada.

    ResponderExcluir